<BODY> ~*~* Cantinho do meu Dudu *~*~ >


Dudu


Meu nome é Eduardo. Eu nasci no dia 23 de maio de 2006, numa terça-feira, no Hospital Renascer às 09h07min. O médico que me trouxe ao mundo foi Dr. Loaiy Ibrahim. Meu parto foi Cesariano e quando eu nasci pesava 3420 kg e minha altura era 51 cm. Sou um bebê muito amado, talvez por isso seja tão esperto, confiante, carinhoso, sorridente, simpático, inteligente...







Mamãe




Meu nome é Débora tenho 28 anos. Criei esse blog para compartilhar a maravilhosa experiência que é ser mãe dessa criança linda. Nesse cantinho procurarei eternizar os vários momentos da vida desse prí­ncipe que veio ao mundo para encher nossos dias de amor e alegria...

Estou muito feliz, pois o Eduardo é a mais perfeita tradução do amor e afeto que sinto pelo meu grande amor - meu marido. "Obrigada Deus pelo presente precioso que recebemos aos sermos pais."

Espero ao ver meu filho crescer, poder enxergar nele os valores morais e éticos que com muito amor e dedicação tento a cada dia transmitir. Ver que criei um ser bom na sua essência e que, mais tarde, ele estará pronto para melhorar o mundo, mesmo que da maneira dele.

   





Papai




O meu nome é Wagner Washington, eu tenho 30 anos de idade e sou o papai do Eduardo.

É difí­cil falar das pessoas que amamos incondicionalmente, e com o meu Dudu é assim... por mais que eu queira, não consigo disfarçar a imensurável alegria, que sinto ao estar ao lado dele, chego ao ponto de me tornar um completo bobo ao brincar; ao chorar quando ele chora; ao rir com as suas travessuras... situações essas que, pra muitos não é nada, mas que para quem é pai, é uma sensação inexplicável.

O meu filho foi uma realização em minha vida, um verdadeiro sonho, que se tornou realidade por consequência de uma dose enorme de muito amor. Agradeço a Deus por ter me dado esse maravilhoso presente - EU TE AMO MEU FILHO QUERIDO.

E é claro que não posso esquecer da minha alma gêmea, que me presenteou com um filho lindo.

EU TE AMO DÉBORA!!!!!!!!!

MINHA AMADA ESPOSA..... PARA TODO SEMPRE.

   





Uma famí­lia feliz!




Um bebê nasce com a necessidade de ser muito amado e querido. E nunca perde esta necessidade. E é para demonstrar todo esse amor pelo nosso bebê Eduardo que compartilhamos com todos vocês esse cantinho, aonde relatamos fatos da vida do Dudu, trocamos experiências e fazermos nossas declarações de amor, como pais apaixonados que somos. Obrigada por nos visitar e por nos dar a oportunidade de colocar o nosso bem mais precioso, entre os muitos que farão com que ele se sinta amado e querido, a cada dia de sua vida.





Amigos


Bina e Brenda





Tempo...










Visitas






Mural




Olá amiguinhos!!! Eu sou o Teo, o peixinho de estimação do Dudu. Que tal vocês ajudarem o Eduardo a me alimentar??? É muito fácil: pegue com o mouse minha comidinha que est¡ a esquerda do meu aquário. Agora é só clicar no mouse e ... PRONTO... vou ficar de barriga cheia!
adopt your own virtual pet!


Enquete
Com qual idade devemos iniciar a educação dos filhos?
Ainda na barriga da mãe
Assim que nascer
Com cerca de 1 ano de idade
Após completar 6 anos
Devemos deixá-los livres para suas escolhas pessoais
Votar

Resultado Parcial...






Música







Link-nos


Pegue nosso selinho









Pegue nosso award







Lilypie 3rd Birthday Ticker




24 setembro, 2007

Dudu vai ao Zoológico

Como eu já havia comentado na postagem anterior, meu Dudu foi conhecer os animais do Zoológico. Meu menino ficou encantado com tantos animais reunidos em um só lugar, como lhe ensinamos a chamar cachorro estalando os dedos, tentava fazer o mesmo para chamar a atenção dos bichos. Imitava também cada um dos bichinhos que nos aproximamos, o mais engraçado era que o som emitido pelo Dudu se resumia ao do carneiro, leão, cavalo, cachorro ou vaca, isso para todos os animais do Zoológico da cobra a borboleta. E por falar em borboleta, ele adorou o borboletário, talvez o fato do ambiente ser bem refrescante por possuir umidificador, tenha ajudado, pois o calor era intenso. Meu bebê não queria sair do ambiente, e ficava o tempo todo querendo pegar as borboletas que estavam soltas.



DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS:
1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.
2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.
3 - Nenhum animal deve ser maltratado.
4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.
5 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.
6 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.
7 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.
8 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais.
9 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.
10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.



Às 03:48


3 Aqui também pode!




23 setembro, 2007

Glitter Text GeneratorGlitter Text GeneratorGlitter Text GeneratorGlitter Text GeneratorGlitter Text GeneratorGlitter Text GeneratorGlitter Text GeneratorGlitter Text GeneratorGlitter Text GeneratorGlitter Text GeneratorGlitter Text GeneratorGlitter Text GeneratorGlitter Text GeneratorGlitter Text GeneratorGlitter Text GeneratorGlitter Text GeneratorGlitter Text GeneratorGlitter Text GeneratorGlitter Text Generator
Hoje Dudu participou do XXVII Festival de Sorvete do CEFAK. Apesar do intenso calor, foi muito agradável passar o dia no jardim zoológico, rever amigos e ficar junto da família, além é claro, de poder contribuir com o objetivo desse evento, que é o de ajudar a melhoria da vida de famílias carentes. Essa é a segunda participação do Dudu no festival, ano passado estava com apenas 4 meses de vida, e como o evento é no zoológico, ficou o tempo todo admirando tudo do seu tapetinho com tema de animais. Esse ano foi muito melhor, pois Dudu pôde participar intensamente das brincadeiras e do passeio, tomou um monte de picolé e sorvete, além é claro, de conhecer os animais bem de pertinho.



Às 14:16


2 Aqui também pode!




21 setembro, 2007

O "Cantinho da Reflexão" do Dudu

Desde que me tornei mãe, tenho em mente que a educação do meu menino deve ter como objetivo fundamental o desenvolvimento de um ser humano responsável, maduro e autônomo, para isso, tenho certeza que o afeto, a ternura e a comunicação são os instrumentos básicos para conseguir este resultado, porem tenho consciência que não posso deixar de lado a necessidade de colocar limites claros e coerentes, pois os limites também possuem grande importância em uma boa educação. O Dudu está crescendo a cada dia, e com ele suas vontades, e parece que ele esta sempre nos testando com relação a nossa atitude de impor ou não limites. Sempre fui contra bater, acho que agressão gera agressão, e muitas vezes pelo ímpeto do momento, podemos super valorizar desnecessariamente um mal comportamento.

Mas então o que fazer, para corrigir as más tendências dos nossos pequenos?

Diante de uma situação aqui em casa (Dudu estava se jogando no chão por termos recusado uma das suas vontades), eu e meu marido decidimos criar o “Cantinho da Reflexão”. Este, é um canto do sofá aqui de casa, e o local para aonde o Dudu vai quando pratica uma atitude indevida. E o meu Dudu é tão sabido, que quando o colocamos lá e lhe explicamos o motivo, ele pode até chorar, esperniar, fazer bico, mas não arreda o bumbum de lá, enquanto não permitimos que ele saia. Teve até uma situação engraçada pra não dizer trágica, minha mãe estava varrendo o chão de casa e para o Dudu não atrapalhar o colocou sentado no sofá, bem no “Cantinho da Reflexão”. Pois não é que o menino ficou sentado lá uns 30 minutos. Impressionada, minha mãe o retirou do “Cantinho da Reflexão”, até o momento desconhecido por ela, e o colocou no outro sofá, nesse o Dudu foi para o chão em menos de 1 minuto. Quando cheguei em casa para o almoço e minha mãe me contou, fiquei morrendo de rir e também com muita peninha do meu bebê. Depois da minha mãe ficar um tempão olhando para minha cara sem nada entender, foi que eu falei do bendito “Cantinho da Reflexão”.
Hoje mais uma vez o Dudu foi para o “Cantinho da Reflexão”, pois espalhou suco de maracujá pela casa inteira. Tínhamos acabado de brincar com os amiguinhos embaixo do prédio, e como ele estava muito suado resolvi lhe dar um banho. Ai foi que tudo aconteceu... um menininho, cansado de tanto brincar, relaxado depois de um bom banho, tomando (o que restou do) suco de maracujá, e sentado no “Cantinho da Reflexão” sem poder sair... não deu outra olhem só o que aconteceu...
Pois é amigas, ele dormiu, coitadinho!!! Mas sei que é bom pra ele saber que todas as suas ações geram uma reação e que por isso – tudo tem limite. Por experiência própria, recomendo a todas as amigas e mães o “Cantinho da Reflexão”, pelo menos até agora, aqui em casa está funcionando, as fotos que o digam, não é mesmo?
Beijokas em todas.



Às 18:40


0 Aqui também pode!




20 setembro, 2007

Um pai de verdade

Este homem que eu admiro tanto,
com todas as suas virtudes
e também com seus limites.
Este homem com olhar de menino,
sempre pronto e atento,
mostrando-me o caminho da vida,
que está pela frente.
Este mestre contador de histórias
traz em seu coração tantas memórias,
espalha no meu caminhar muitas esperanças,
certezas e confiança.
Este homem alegre e brincalhão,
mas também, às vezes, silencioso e pensativo,
homem de fé e grande luta,
sensível e generoso.
O abraço aconchegante a me acolher,
este homem,meu pai,
com quem aprendo a viver.
Pai, paizinho, paizão...meu velho,
meu grande amigão, conselheiro e
leal amigo:infinito é teu coração.
Obrigado, pai, por orientar o meu caminho,
feito de lutas e incertezas
mas também de muitas esperanças e sonhos



Às 11:33


0 Aqui também pode!




16 setembro, 2007

Agora o Dudu já sabe rezar

Estou tentando manter uma rotina antes do Dudu dormir, até mesmo pra ver se ele aprende a dormir cedo. Uma das nossas atitudes é sempre rezar pra Papai do Céu . A princípio o Eduardo ficava olhando pra gente enquanto rezávamos, mas agora ele junta as mãozinhas e fecha os olhos, é a coisa mais fofa!!! Quando terminamos de contar a historinha da noite, ele já junta as mãos e em alguns momentos até tenta repetir (naquela linguagem ainda não decifrável) o que falamos.
Meu filho é lindo de mais!!!

O jornal italiano Corriere della Sera publicou em sua edição eletrônica de fim de semana uma enquete muito divertida.
Trata-se de opinar sobre o relacionamento das crianças italianas com o Menino Jesus.
Achei super lindo essas orações, pois nos mostram o quando nossas crianças possuem o coração puro e inocente.
As frases foram tiradas do livro: "Caro Gesù: la giraffa la volevi proprio così o è stato un incidente?" (Querido Jesus, a girafa você queria assim mesmo ou foi um acidente?), recém-lançado pela editora Sonzogno.
É uma amostra do que elas costumam escrever nas redações da escola, nas aulas de catecismo e em bilhetinhos de final de ano.
Amigas é muito lindo mesmo, principalmente a primeira criança, hihihihi!!!



Às 20:36


3 Aqui também pode!




15 setembro, 2007

Oração da criança

Jesus, eu gosto do Senhor,
muito obrigado pela vida que o Senhor me deu!
Muito obrigado por papai e mamãe e por todas as pessoas, que o Senhor colocou bem perto de mim.
Jesus, eu estou crescendo não só por fora, para ter um corpo bonito e forte mas,
ajude-me a crescer também por dentro, para ter um coração cheio de bondade.
Jesus, ajude-me a ser feliz porque eu existo.
Jesus, eu gosto do Senhor, de todo coração e vou gostar de todo mundo, como o Senhor gosta de mim.
Amém



Às 21:41


0 Aqui também pode!




13 setembro, 2007

Dudu no niver da prima Nathy

Que bom saber que hoje é o aniversário de uma pessoa linda e adorável como você priminha!Estamos cheios de alegria, você completa mais um ano de vida.Está crescendo e a cada dia que se passa nos deixa ainda mais felizes...Você está curtindo a melhor fase, a idade mais bonita.Agora que você está crescendo... o importante é ser obediente...Continue sendo essa pessoa espetacular e maravilhosa que já é, sendo sempre uma boa filha, neta, prima...E que Jesus possa enviar o Sol todos os dias para brilhar em sua vida, iluminando este sorriso inocente que só você consegue nos oferecer!!!Parabéns e um feliz aniversário...



Às 18:32


0 Aqui também pode!




10 setembro, 2007

Não tenha medo de ser firme comigo
Prefiro assim.
Isso faz com que eu me sinta mais seguro.
Não me estrague.
Sei que não devo ter tudo o que peço.
Só estou experimentando vocês.
Não deixe que eu adquira maus hábitos.
Dependo de vocês para saber o que é certo ou errado.
Não me corrija com violência, e nem na presença de estranhos.
Aprenderei muito mais se me falarem com calma e em particular.
Não me protejam das conseqüências dos meus erros.
Ás vezes eu preciso aprender pelo caminho mais áspero.
Não levem muito a sério minhas pequenas dores.
Necessito delas para obter a atenção que desejo.
Não sejam irritantes ao me corrigirem.
Se assim fizerem, poderei fazer o contrário do que me pedem.
Não me façam promessas que não poderão cumprir depois.
Lembrem-se que isso me deixará profundamente desapontado.
Não ponham à prova minha honestidade.
Sou facilmente levado a dizer mentiras.
Não me mostrem um Deus carrancudo e vingativo.
Isto me afastará dele.
Não desconversem quando faço perguntas,
senão serei levado a procurar respostas na rua
todas as vezes que não as obtiver em casa.
Não se mostrem para mim como pessoas infalíveis.
Ficarei extremamente chocado quando descobrir um erro de vocês.
Não me digam que meus medos e receios são bobos.
Ajudem-me a compreendê-los e vencê-los.
Não digam que não conseguem me controlar.
Eu me julgarei mais forte que vocês.
Não me tratem como uma pessoa sem personalidade.
Lembrem-se que eu tenho o meu próprio jeito de ser.
Não vivam apontando os defeitos das pessoas que me cercam.
Isso vai criar em mim,
mais cedo ou mais tarde, o espírito de intolerância.
Não esqueçam que eu gosto de
experimentar as coisas por mim mesmo.
Não queiram me ensinar tudo.
Não desistam nunca de me ensinar o bem,
mesmo quando eu pareça não estar aprendendo.
Insistam com amor e energia.
Insistam através do exemplo e no futuro vocês
verão em mim o fruto daquilo que plantaram.
(desconheço o autor)



Às 11:41


0 Aqui também pode!




09 setembro, 2007

Os benefícios da brincadeira


Compartilhando...
Li esse texto em uma revista e achei super interessante, então resolvi transcrever e assim poder compartilhar, com todas as amigas, mães e leitoras desse nosso cantinho.
É quase impossível não associar a imagem de uma criança com um brinquedo ou uma brincadeira, pois, para elas, brincar é tão obrigatório quanto comer, dormir e até mesmo estudar. Os especialistas garantem que brincar é necessário para o desenvolvimento dos pequenos. Porém, os tempos modernos e a falta de segurança acabam limitando os espaços para as crianças brincarem. Muitos ficam horas em frente a um computador ou televisão. A professora Valdinéia Silva Gonçalves, fala que isto pode se refletir de forma negativa no futuro.“A criança que participa de atividade lúdica, que brinca ao ar livre, terá muito mais oportunidades no futuro. Elas preferem também, mas nem sempre tem oportunidades de desenvolver este tipo de atividade”, explica.
Segundo Maria Ângela, a brincadeira contribui para o crescimento da criança em diferentes aspectos: estimula o mecanismo físico-motor; o desenvolvimento da percepção de tempo, espaço, peso e movimento; a integração social; a imaginação e as emoções. Na casa da pedagoga Karen Ambra, seus dois filhos - Lucas, de 1 ano e 8 meses, e Andrei, de 13 anos - e a enteada Luiza, de 7 anos, são estimulados não só a brincar como a interagir com outras crianças. - Confesso que o mais velho passa mais tempo com jogos eletrônicos do que eu gostaria, mas sempre procuro interferir e sugerir passeios ao ar livre, jogos de tabuleiro e outras atividades lúdicas. Com o mais novo, é mais fácil. Aproveito as brechas em meu horário para levá-lo a parquinhos e ambientes de convívio comum. A brincadeira promove a possibilidade de resolver problemas e conflitos, dividir brinquedos e espaços e aprender o limite do outro - conta.
Para Karen, as atividades lúdicas têm contribuído, ainda, para o desenvolvimento emocional dos meninos. Ela observa como o pequeno trata com carinho os brinquedos e viu o raciocínio lógico e matemático de seu filho mais velho começar a se formar pelo modo como ele organizava por categorias - cor, tamanho etc. - as peças com que gostava de brincar.



Às 16:10


6 Aqui também pode!




08 setembro, 2007

Pensemos nisso...

Senhor!...Disseram os homens que me queriam tanto, mas ao atingir-lhes a casa, não dialogaram comigo, segundo as minhas necessidades.
Quase todos me ofereceram um berço enfeitado, mas poucos me deram o coração.
Afirmam que devo procurar a felicidade, entretanto, não sei como fazer isso, se os vejo a quase todos sofrendo e rebelando-se por não aceitarem as disciplinas da vida.
Escuto-lhes as lições de paz, contudo, acompanho-lhes as rixas em vista de estarem sempre exigindo o maior quinhão de recursos da Terra.
Recomendam-me buscar alegria, mas muitas vezes, observo que está misturado de lágrimas o leite que me estendem.
Erguem palácios para mim, no entanto, entre as paredes dessas mansões coloridas e belas, renovam, a cada dia, reclamações e queixas que não sei compreender, nem registar.
Explicam que preciso praticar o perdão e, ao mesmo tempo, muitos me mostram como exercitar a vingança.
Senhor!...Que será de mim, neste grande mundo que construíste entre as estrelas, sempre adornado de flores e aquecido de Sol, se os homens me abandonarem?
Fazei que eles reconheçam que dependo deles como o fruto depende da árvore. E, tanto quanto seja possível, dize-lhes, Senhor, que terei comigo apenas o que me derem e que posso ser, enquanto estiver aqui, unicamente o que eles são.
Livro: “ANTOLOGIA DA CRIANÇA – FRANCISCO XAVIER”



Às 04:59


4 Aqui também pode!




07 setembro, 2007

7 de Setembro

Hoje, 7 de setembro não podemos deixar de refletir sobre os direitos das nossas crianças

O Direito das Crianças
Ruth Rocha
Toda criança o mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.
Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.
Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os diretos das crianças
Todos tem de respeitar.
Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.
Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir...
Ver uma estrela cadente,
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.
Descer do escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.
Morango com chantilly,
Ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi,
Bola, bola,bola, bola!
Lamber fundo da panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!
Carrinho, jogos, bonecas,
Montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas,
E uma corda de pular.
Um passeio de canoa,
Pão lambuzado de mel,
Ficar um pouquinho à toa...
Contar estrelas no céu...
Ficar lendo revistinha,
Um amigo inteligente,
Pipa na ponta da linha,
Um bom dum cahorro-quente.
Festejar o aniversário,
Com bala, bolo e balão!
Brincar com muitos amigos,
Dar pulos no colchão.
Livros com muita figura,
Fazer viagem de trem,
Um pouquinho de aventura...
Alguém para querer bem...
Festinha de São João,
Com fogueira e com bombinha,
Pé-de-moleque e rojão,
Com quadrilha e bandeirinha.
Andar debaixo da chuva,
Ouvir música e dançar.
Ver carreiro de saúva,
Sentir o cheiro do mar.
Pisar descalça no barro,
Comer frutas no pomar,
Ver casa de joão-de-barro,
Noite de muito luar.
Ter tempo pra fazer nada,
Ter quem penteie os cabelos,
Ficar um tempo calada...
Falar pelos cotovelos.
E quando a noite chegar,
Um bom banho, bem quentinho,
Sensação de bem-estar...
De preferência um colinho.
Embora eu não seja rei,
Decreto, neste país,
Que toda, toda criança
Tem direito de ser feliz!



Às 20:43


0 Aqui também pode!




06 setembro, 2007

A 1ª vez que o Dudu leu

Em nossa visita a 26ª Feira do Livro de Brasília adquiri muitos livros para o meu menino, pois acredito que livro é um ótimo investimento. Como já havia dito em postagens anteriores, sempre leio para o Dudu, desde que ele tinha apenas 1 mês de vida. E hoje não foi diferente, selecionei um dos livros comprados, coloquei o Dudu na cama comigo e comecei a ler, apontado as letras e as figuras e fazendo toda aquela encenação com sons, caras e bocas. Muitas vezes durante a leitura, o Dudu da cada risada, que tenho a ligeira impressão que ele rir de mim e pensa “Acho que minha mãe é meio doida!!!” Tudo estava acontecendo como sempre, quando o Dudu pega o livro da minha mão, e começa a “ler”, fazendo igualzinho a mim, apontando as letras e as figuras. Nossa senti tanto orgulho do meu pimpolho!!! Como meu filho é inteligente e observador.
“Acompanhe aqui a leitura do Dudu”


“Agora a tradução da leitura do Dudu”

A criança mais importante do mundo
Livro de Renata Pettengill
Desenhos de Mariana Massarani

É tão bom ter você aqui!
Nós o amamos tanto!
E foi assim desde o início...
Ficamos muito felizes quando soubemos da gravidez. (E ligamos pra todo mundo para contar a novidade...)
Quando você começou a se mexer na barriga, foi uma emoção só. No início, você fazia cosquinhas quando se mexia lá dentre.
Mas, depois, quando foi crescendo um pouco mais, quem olhava de longe podia ver seus pontapés. A barriga dava cada pulo! (Parecia que você estava fazendo ginástica dentro dela...)
E, depois de tanto preparo, cuidado e espera, depois de tantos meses de gravidez, o grande dia chegou. Foi uma experiência mágica ver você nascendo. Você nos olhou com os olhos espertos e inteligentes e foi logo procurando o peito para mamar.
Todo mundo correu pra conhecer você. E ficaram todos imediatamente apaixonados.
Você foi um bebê maravilhoso. E hoje é uma criança maravilhosa. Cada fase do seu crescimento tem sido uma descoberta para você e para nós. Lembramos de tudo como se fosse ontem...
Quando você sentou sem apoio.
Quando nasceram os dentinhos.
Quando comeu a primeira papinha.
Quando começou a engatinhar.
Quando aprendeu a ficar em pé sem se segurar.
Quando deu os primeiros passos
Quando levou o primeiro tombo.
Quando fez 1 ano.
Quando parou de usar fraldas.
Quando foi a escola...
Nós adoramos cada momento que vivemos juntos até hoje.
E queremos estar ao seu lado para viver tudo o que pudermos juntos.
Você é o amor da nossa vida.
A pessoa mais importante do mundo para nós.
E vai ser assim pra sempre.
Esteja você com a idade que for.
Nós vamos amar você pra sempre.




Às 09:18


0 Aqui também pode!




05 setembro, 2007

As crianças e os livros - Alguns conselhos para os pais

1- Se seu filho é pequeno como o meu Dudu, escolha livros simples, com imagens e textos claros. Lembre-se de que você esta comprando um livro para o seu filho e não para você mesma. Durante a leitura do mesmo, aponte para os objetos e nomeie-os devagar, repetindo várias vezes.
2 – Tem “falta de jeito” para ler histórias? Não se preocupe. As crianças não se importam. Só querem ouvir a sua voz e partilhar esse momento com você.
3 - Os livros e as histórias não têm de ser lidos sempre da mesma maneira ou pela mesma pessoa. Alargue o círculo dos contadores de histórias. Aos avós, por exemplo. Dessa forma, estará proporcionando novas experiências aos seus filhos.
4 - Deixe os livros ao alcance das crianças. Não os coloque em prateleiras altas ou de difícil acesso. Deixe que seus filhos mexam nos seus livros, mesmo que não os saibam ler.
5 - Leituras partilhadas. Não há nada melhor. Sente-se com o seu filho, num local calmo e sossegado, e partilhem o momento da leitura.
6 - As histórias devem ter emoção e sentimento. Não se esqueça dos ritmos e das melodias. As crianças adoram essa musicalidade.
7 - Seja flexível. Não há regras em termos de leituras. As crianças tanto gostam de ler um livro adequado à sua idade, como, por vezes, podem ter vontade de regressar ao passado e ler alguma das histórias que liam quando eram mais pequeninas.
8 - Deixe-o escolher os seus próprios livros. Dessa forma, estará a estimular os seus gostos, as suas preferências e a sua autonomia. Resista à tentação de decidir tudo por ele.
9 - Mesmo que ele já saiba ler, não deixe de lhe contar histórias. No início, o seu filho ainda não domina bem a arte da leitura. Precisa que lhe leiam histórias para as poder compreender na totalidade. Além disso, é um momento que não deve deixar de ser partilhado.
10 - Leia-lhes livros em voz alta: as crianças aprendem a ler por ouvirem ler bem.
11 - Torne a leitura uma prática em casa: deixe que os seus filhos o vejam ler.
12 - Se o seu filho pequenino pedir para lhe ler sempre o mesmo livro, faça-o, mesmo que isso o aborreça a si: a repetição ajuda-os a adquirir memorização e a noção de sequência.
13 - Encontre tempo, ou então determine um tempo para a leitura no dia-a-dia familiar – crianças que lêem pelo menos meia hora por dia serão potenciais bons leitores.
14 - Leve-os à biblioteca da sua região: nela encontrarão atividades ligadas ao livro e à leitura, exposições e um bom número de livros para toda a família.
15 - Entre com os seus filhos nas livrarias como entra em uma loja de brinquedos.
16 - Compre ou requisite sempre livros adaptados à idade dos seus filhos — peça conselhos aos bibliotecários e aos livreiros.
17 - Nos aniversários dos amiguinhos, ofereça livros: os seus filhos perceberão que o livro pode ser um objeto de prazer.
18 – O livro deve ser descoberto com a ajuda dos adultos, que conhecem o significado das palavras, que ajudam a interpretar uma imagem, que chamam a atenção para uma determinada cor.
19 – Não há dois livros iguais. Cada livro é diferente do outro e abre novas possibilidades para se falar com os filhos, portanto é importante oportunizar aos nossos filhos a diversidade de modalidades de leitura, cuidado para não ficar sempre nos Contos de Fadas.
20 - Os pais são, juntamente com os filhos, os protagonistas da leitura. Ninguém pode substituir a voz dos pais e os seus gestos face ao livro, por isso leia sempre para o seu filho, esse é um bom conselho de mãe.



Às 19:39


1 Aqui também pode!




04 setembro, 2007

Dudu visita a 26ª Feira do Livro de Brasília


Visitamos a 26ª Feira do Livro de Brasília, o Dudu simplesmente ficou maravilhado ao ver todas as possibilidades de leitura, livros, formas, cores e manifestações artísticas que vivenciamos. Mesmo antes de ter meu filho, sempre acreditei que para ter em casa futuros leitores, a prática de leitura deveria ir além do ambiente escolar. Pois a leitura há muito deixou de ser uma simples prática escolar para transformar-se em um processo desencadeado pela necessidade de "leitura de mundo" e por isso deve ser iniciada desde a mais tenra idade, ou seja, no seio da família.
Em minhas leituras, observei que algumas pesquisas mostram que até os dois anos de vida o desenvolvimento do cérebro ocorre num ritmo bem acelerado, portanto, podemos concluir que tudo que for feito neste período, como conversar, cantar, demonstrar carinho, ler, entre outras coisas, será crucial para o desenvolvimento saudável da criança. Isso é tão verdadeiro que durante a Feira do Livro, observamos que todos os livros que o Dudu escolhia ele se assentava no carpete para observá-lo, isso é o reflexo de uma prática que temos aqui em casa, todos os dias leio para o meu filho, e para que ele possa observar melhor os livros, coloco-o sentado no seu tapetinho. Como isso já se tornou uma prática aqui em casa, sempre que falamos: - “Dudu vamos ler um livro?” – ele já se assenta no tapete. Ler para os filhos desde bebês, além de suprir-lhes do conhecimento necessário é também importante fonte de prazer pois, ao mesmo tempo em que oferecemos algo valioso para as crianças, a nossa presença, lhes brindamos com a possibilidade de "viajar" pelo mundo através das páginas de um livro. Assim, desde pequenas associarão leituras a momentos prazerosos, o que funcionará durante os primeiros anos de vida mais ou menos como uma "propaganda para a mente". Os pais que estimulam a leitura ensinam os filhos a reconhecerem o ambiente onde vivem e a desenvolver atitudes que as influenciarão durante a vida adulta, tais como: confiança, respeito mútuo e compreensão, bases importantes para a adolescência. Leituras saudáveis produzem leitores seletivos diante da avalanche de informações, e-mails, programas de TV, notícias etc., características comum do mundo contemporâneo, ao mesmo tempo em que expõem as crianças a sentenças complexas e bem estruturadas, forma positiva de ensiná-las a se expressarem bem, tanto ao falar quanto ao escrever. Acredito também que preparar leitores implica ainda na consideração de alguns pontos essenciais tais como: ler para a criança sem pressioná-la; manter sempre uma atmosfera agradável de cordialidade, descontração e informalidade; saber quando parar de ler, pois cada criança tem seu tempo de concentração; criar expectativas antes de virar a página de um livro com gravuras; dar ênfase à leitura com expressões, gestos, mudança na entonação da voz de maneira a dar vida à estória; fazer com que a criança interaja com a leitura; pausar em determinados intervalos perguntando e estimulando a criança a formular respostas bem elaboradas; selecionar livros que transmitam mensagens positivas, estimulantes e que levem à reflexão; procurar sempre locais e momentos calmos. A atenção a estes lembretes aliados ao bom exemplo dos pais quanto à leitura trará benefícios vitalícios para todos os envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de uma criança.



Às 07:30


2 Aqui também pode!




03 setembro, 2007

O livro da fazenda


A Voz Dos Animais - Xuxa

Os bichos têm um jeito diferente
Eles têm a voz da natureza
Não são complicados como a gente
São nossos amigos com certeza
Falam a mesma língua em qualquer país
Quando estou com eles, eu estou feliz
Por isso aonde vou, eu gosto de brincar
E a brincadeira já vai começar
Quero ver quem sabe tudo
Quero ver quem sabe mais
Quero ver quem é que imita
A voz dos animais
Cuem, cuem, cocorococó
Bem te vi, au au, curupaco tô fraco
Piu piu, croc croc, miau
Se você brincar, vai achar legal.



Às 03:59


3 Aqui também pode!




02 setembro, 2007

Somos destaque do blog Anjos e Encantos

Obrigada amiga Jú, pelo carinho
Um Anjo para meu Dudu...

Meu filho querido, para iluminar seu caminho, para sempre colocar ordem na sua vida, para você ter sempre a certeza, de que ele está ao seu lado, em todos os momentos. Em qualquer situação, na sua tristeza e na sua alegria. E mesmo que você se esqueça dele as vezes, ele estará sempre do seu lado, lhe ajudando, lhe dando conselhos, lhe conduzindo na sua estrada, as vezes triste, as vezes alegre. Ele sempre vai dar o melhor de si, para lhe ajudar, e em troca disso, ele só quer que você saiba dele, que acredite nele. Não precisa saber o nome do seu anjo, basta lembrar dele como uma luz, a iluminar o seu caminho. E você pode ter certeza de que ele é assim, uma imensa luz, que não se apaga nunca, que não fica fraca, que jamais perde sua força e seu brilho. Meu bebê pedi para Papai do Céu escolher um anjo amigo e especial só pra você. Um lindo anjo para você... Que você possa contar com ele,

Sempre....sempre...
Anjinho da Guarda,
Meu bom amiguinho,
Me leve sempre,
Pelo bom Caminho.

Dudu



Às 17:31


2 Aqui também pode!


<BODY>